sábado, 2 de junho de 2012

ACARAJÉ DAS BAIANAS



" O Acarajé das Baianas"







Acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinhocebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimentacamarão seco, vatapácaruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia.



HISTORIA

Manuel Querino em A arte culinária na Bahia, de 1916, conta, na primeira descrição etnográfica do acarajé, que "no início, o feijão-fradinho era ralado na pedra, de 50 cm de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 cm de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz".


O acarajé dos Iorubás da África ocidental (TogoBenimNigériaCamarões) que deu origem ao brasileiro é por sua vez semelhante ao Falafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As Favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.[1][2]




Receita de Acarajé:
Ingredientes para fazer o acarajé:
- 2 kg de feijão fradinho;
- 3 dentes de alho;
- Azeite de dendê para fritar
- Sal a gosto.




Como fazer a receita de acarajé:
- Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
- Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
- Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador ) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.
- Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
- Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)
- Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
- Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.


Você encontra o Acarajé das Baianas, sábados e domingos - Praia da Barra da Tijuca - Avenida Lucio Costa, esquina com a Rua Oman - (Posto 3).






Nenhum comentário:

Postar um comentário